O QUE É VoIP?

Dizer que VoIP significa Voice over Internet Protocol nem começa a descrever no que de fato consiste esse novo modelo de telefonia e os grandes benefícios que ele pode trazer. Mas vamos resumir para você: VoIP é um recurso que permite que o tráfego de voz ocorra por meio da Internet. Em uma chamada, o áudio, que é analógico, é transformado em dado digital e é transferido pela Internet. Simples, não? 

Embora essa tecnologia já estivesse disponível desde a década de 1990, foi recentemente que ele se tornou um recurso realmente vantajoso. Por quê? A gente explica para você! Há algum tempo, as ligações por meio da Internet ainda não apresentavam a mesma qualidade que as ligações convencionais, isso porque a velocidade de transmissão de dados via Protocolo Internet (Internet Protocol – IP) não era satisfatória. Mas desde que a Internet banda larga se popularizou e a velocidade de transferência de dados aumentou consideravelmente, a qualidade das chamadas de voz por meio da Internet se igualou (e até superou) a qualidade das chamadas convencionais. 

Agora você deve estar se perguntando: “Ok. Mas e daí? Como isso pode ser vantajoso para mim?”. 

AS 4 PRINCIPAIS VANTAGENS DO VoIP

O VoIP pode trazer diversos benefícios. Em seu uso corporativo, as empresas escolhem um provedor desse serviço de “telefonia em nuvem” e aderem a um pacote com recursos variados. De uma forma ou de outra, vários desses recursos só são possíveis porque as chamadas ocorrem através da Internet.  


Aqui segue uma lista com diversas dessas vantagens:  


1) Mobilidade 

Não importa onde o usuário está – mesmo que em casa ou em uma viagem, por exemplo – é possível levar um telefone VoIP, conectá-lo à Internet e utilizá-lo normalmente, como se você estivesse dentro das dependências físicas da empresa. Mais que isso, é possível que ramais sejam, na verdade, celulares! A mobilidade da telefonia VoIP significa um aumento na produtividade dos colaboradores que não ficam sempre alocados dentro da empresa. E é também mais uma barreira rompida em direção home office! 


2) Diminuição significativa de custos 

O minuto da ligação via Internet é consideravelmente mais barato que o minuto na telefonia convencional. Simples e direto ao ponto! 

 

3) PABX em nuvem 

Migrar o seu PABX para a nuvem vai proporcionar vários recursos além daqueles convencionais que já conhecemos bem, como identificação de chamadas, atendimento automático com mensagem personalizada, fila de chamada em espera com gravação personalizada, etc. Um PABX em nuvem permite essas mesmas coisas e ainda: 

– gravação das ligações realizadas; 

– ramal em celulares; 

– fila de atendimento seguindo padrões pré estabelecidos pela empresa, inclusive em função do horário de recebimento da ligação; 

 

4) Controle e relatórios 

Contratar um provedor de telefonia VoIP significa que, a qualquer momento, a empresa terá a sua disposição relatórios simples e claros das ligações (horário, duração, etc.), dos custos e as gravações dessas ligações. O PABX virtual também pode ser acessado por um dos responsáveis pela empresa, do seu computador ou celular. 

COMO MIGRAR PARA O VoIP

Ficou interessado em ter todos esses recursos disponíveis para a sua empresa e ainda por cima uma conta telefônica menor no final do mês? Entre em contato que te explicamos todos os detalhes e te ajudamos a dar mais esse passo rumo à evolução tecnológica. 

 

Conte com a gente! =)